SANTA MARIA

Frente dos Alimentos Tradicionais e

Artesanais será lançada na Feicoop

Divulgação

Divulgação

Nesta sexta-feira (13), às 11h, a Frente Parlamentar dos Alimentos Tradicionais e Artesanais da Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), realiza o lançamento da Frente na 25ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria.

De acordo com Zé Nunes, a Frente tem o objetivo de desenvolver um processo de discussão e reflexões envolvendo entidades dos movimentos sociais, gestores públicos, pesquisadores, as universidades e lideranças dos mais variados setores sobre normas e requisitos que deverão ser observados na elaboração, no beneficiamento, no processamento e na comercialização de produtos tradicionais e artesanais de origem animal e vegetal.

O parlamentar defende a necessidade de uma legislação que dê suporte a essa produção no Estado e no país. “Temos forte tradição neste tipo de alimento, e o que temos hoje, é um regramento para larga escala, que reforça uma lógica excludente e concentradora da produção, do processamento e da distribuição. Isso precisa ser revisto, afinal, a produção em menor escala não pode ser considerada um crime, por não ter uma base legal”, argumentou.

"Qual a cidade que não tem pessoas que produzem alimentos nas suas casas, que geralmente são carregados de originalidade, de tradicionalidade, culturais e que se caracterizam pela fabricação caseira e são vendidos nas ruas, em estabelecimentos, em feiras", questionou Zé Nunes. No entanto, a falta de uma legislação que regulamente essa produção faz com que esses produtores possam ser criminalizados.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

 

 

Publicado em 12/07/2018 às 17:36

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

BANCADA / zenunes

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada