MANDATO

Jeferson cria prêmio para destaques na

defesa dos direitos humanos

Assessoria Mandato

Assessoria Mandato

Valorizar pessoas e entidades cujos trabalhos ou ações destacam-se em defesa dos direitos humanos é o objetivo expresso pelo deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), a partir do Projeto de Resolução nº 11/2018, que cria o Prêmio Direitos Humanos Antônio Losada. A proposta foi protocolada no Legislativo gaúcho no final da tarde de quarta-feira (12/07).

Segundo o parlamentar, que é presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Legislativo, a ideia é reconhecer o trabalho de pessoas, movimentos sociais e entidades ligadas à causa; incentivar ações da sociedade neste sentido e firmar o compromisso do Legislativo gaúcho em favor dos direitos fundamentais da pessoa humana. “Quem milita nesta área sabe o quão desafiadora é a função. A desinformação reforça estereótipos e dificulta ainda mais o trabalho dessas pessoas, que são, via de regra, muito injustiçadas, embora prestem um serviço fundamental à humanidade. Por tudo isso, merecem respeito, reconhecimento e incentivo”, justificou Jeferson.

Pelo projeto, o prêmio, composto por diploma e selo, deve ser entregue anualmente, em ato solene, realizado em data próxima ao Dia Internacional de Direitos Humanos. A premiação será concedida nas categorias individual, institucional, movimentos sociais e comunicação.

A gestão do Prêmio de Direitos Humanos Antônio Losada seria de responsabilidade da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. Anualmente, seria formada uma comissão julgadora, composta de um coordenador da CCDH, mais 6 integrantes de composição paritária da sociedade civil e do parlamento. Os premiados

Antônio Losada foi um líder sindical e vereador que, segundo depoimento à Comissão Nacional da Verdade, foi torturado por três meses no Departamento de Ordem Política e Social (Dops) e permaneceu em cárcere por seis anos. Em 2013, recebeu o título de Cidadão da Cidade de Porto Alegre. Losada foi o último preso político a receber liberdade no RS. Morreu em 2014, aos 79 anos.

O projeto, subscrito pelos deputados Pedro Ruas (PDT) e Manuela D’Ávila (PCdoB). A proposta deve seguir para parecer na Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa.

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)

 

 

Publicado em 12/07/2018 às 17:31

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)

BANCADA / jeferson

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada