PROPOSTA

Projeto de Zé Nunes reconhece como de

relevante interesse cultural do RS o

Terno de Reis

Tito

Tito

Foi protocolado nesta quinta-feira (5), pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), Projeto de Lei, que reconhece como de relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul o Terno de Reis. É uma festa católica que celebra os três Reis Magos. A data da comemoração é o dia 6 de janeiro, e conforme a tradição os grupos visitam as casas tocando músicas alegres em louvor aos Santos Reis e ao nascimento de Cristo”, explica o parlamentar.

Se aprovado, o Poder Público poderá realizar atividades que contribuam para o fomento cultural dessa atividade, parcerias com entidades e instituições, públicas ou privadas, visando ao apoio e à promoção de atividades culturais, inclusive, garantindo a segurança necessária ao bem-estar do público presente aos eventos.

De acordo com Zé Nunes, a tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores luso-açorianos e é mantida principalmente no litoral do Brasil e no meio rural, e possui inspiração na história bíblica dos Três Reis Magos. Os ternos ainda são cantados em quase todo o Rio Grande do Sul, com maior ou menor intensidade, em determinadas regiões. É possível encontrar esta manifestação cultural pelas regiões ribeirinhas de Jacuí, Taquari, Sinos, Gravataí que formam o grande estuário do Guaíba, bem como a área lacustre dos Patos. Todavia, é numa boa região litorânea, onde esta tradição é mais pura, mais viva.

No Rio Grande do Sul, atualmente, não se sabe ao certo quantos grupo de Terno de Reis existem, mas muitos fatores contribuíram para o quase desaparecimento dos Ternos de Reis no Estado.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

 

 

Publicado em 05/07/2018 às 14:38

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

BANCADA / zenunes

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada