SAÚDE

Antes de Santa Maria, Comissão da

Toxoplasmose ouve autoridades estaduais

Tiago Machado

Tiago Machado

A Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa criada para apoiar e acompanhar o enfrentamento ao surto de toxoplasmose em Santa Maria realizará uma série de reuniões e audiências na cidade, nesta quinta-feira (21). Antes dos compromissos na Região Central do Estado, os deputados Valdeci Oliveira (PT) – coordenador do grupo - e Adilson Troca (PSDB) estiveram, nessa terça-feira (19), no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), em Porto Alegre, para colher subsídios e informações a respeito das ações realizadas pela Secretaria Estadual da Saúde. A diretora do CEVS, Marilina Bercini, e a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do órgão, Tani Ranieri, procuraram tranquilizar os deputados sobre a propagação da toxoplasmose, que já contabiliza quase 600 casos confirmados em Santa Maria. “A concentração dos casos foi em março, abril e maio. A maioria dos exames realizados atualmente são negativos, ao contrário do que ocorria anteriormente”, afirmou Marilina.

Elas também garantiram que não há falta de medicamentos e que todas as pessoas que contraíram a doença estão tendo o acompanhamento necessário. Questionadas pelos deputados, ambas também afirmaram que a busca pela origem dos casos de toxoplasmose prossegue. “Nós gostaríamos de já ter desvendado isso. Mas não jogamos a toalha. Só que a busca em uma cidade do tamanho de Santa Maria é bastante complexa. Independentemente disso, todos os cuidados e medidas estão sendo tomadas”, assinalou Tani.

Santa Maria – Depois dessa reunião em Porto Alegre, os deputados da Comissão Estadual farão outras cinco audiências (ver cronograma abaixo) em Santa Maria, todas elas na próxima quinta (21), sendo a primeira delas com o prefeito Jorge Pozzobom. “Vamos reforçar o trabalho já realizado e ouvir os técnicos, as autoridades e a comunidade. O surto de toxoplasmose exige a atenção de todas as autoridades e órgãos, e a Assembleia Legislativa fará a sua parte. O que está acontecendo em Santa Maria preocupa o Rio Grande do Sul como um todo, e a comunidade está muito assustada”, destacou.

A Comissão de Representação Externa tem prazo de 30 dias para apresentar um relatório sobre o trabalho realizado, o qual deve será apreciado pelo plenário da Assembleia Legislativa.

Atividades da Comissão de Representação Externa da Assembleia em Santa Maria, na quinta-feira (21):

9h – reunião com prefeito Jorge Pozzobom (gabinete do prefeito)

10h – reunião com o Comitê de Crise (auditório da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde)

14h – reunião com o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Vargas (Câmara Municipal de Vereadores)

14h30 – reunião com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal (Câmara Municipal)

16h – reunião com a direção do Hospital Universitário (HUSM)

Texto: Tiago Machado (MTE 9415)

 

 

Publicado em 20/06/2018 às 10:52

Texto: Tiago Machado (MTE 9415)

BANCADA / valdeci

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada