MANDATO

Deputado Nelsinho Metalúrgico apoia

Semana do Migrante

Parlamentar cobra maior apoio do Poder Público a migrantes e refugiados

Ronaldo Quadrado

Ronaldo Quadrado

A 33ª Semana do Migrante foi oficialmente lançada hoje (18) na Assembleia Legislativa, com apoio do deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, que coordena a Frente Parlamentar de Solidariedade aos Migrantes e Refugiados. O tema do evento deste ano é "A vida é feita de encontros" e o lema "Braços abertos sem medo de acolher". A campanha busca sensibilizar a sociedade para o tema da migração, assim como incentivar ações e políticas públicas em favor dos migrantes e refugiados.

Hoje, o RS possui 110 mil imigrantes, desses 51,4 mil localizados na região metropolitana e 39,2 mil em Porto Alegre. Os dados são do Centro Ítalo Brasileiro de Assistência aos Imigrantes, a partir de informações do Censo do IBGE e do Departamento de Migrações da Polícia Federal.

Nelsinho Metalúrgico destacou que as pessoas que se deslocam pelo mundo em busca de melhores oportunidades, ou que fogem de conflitos e catástrofes, encontram, muitas vezes, ambientes hostis. “É nosso dever enfrentar essa realidade e garantir que os migrantes e refugiados que chegam ao nosso Estado possam ser bem acolhidos”. O desconhecimento da língua e o desemprego são as principais dificuldades enfrentadas pelos migrantes, apontou o parlamentar.

O deputado lembrou que a Frente Parlamentar de Solidariedade aos Migrantes e Refugiados atua no acompanhamento e apoio à políticas públicas que promovam aos migrantes uma estrutura de acolhimento. Também busca garantir direitos fundamentais a essa população como o acesso à assistência social, à saúde e à moradia digna, bem como ao sistema educacional e ao mercado de trabalho. “O Estado brasileiro deve garantir condições dignas aos migrantes”, disse.

O combate à intolerância também foi enfatizado por Nelsinho Metalúrgico. “Ainda há muitos casos de violência e preconceito contra os migrantes e refugiados. O mundo atual acentua nossas diferenças como algo negativo, mas somos todos iguais com nossas diferenças. E essas precisam ser respeitadas e valorizadas”, afirmou.

Diversidade

Ronaldo Quadrado

Ronaldo Quadrado

A Semana do Migrante é promovida pela Cáritas brasileira. Presente no ato, o Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Don Adilson Buzin, destacou que é preciso defender mais pontes e menos muros entre as pessoas. “Queremos promover a cultura do encontro. A diversidade eleva a humanidade”, defendeu.

Presidente do Fórum da Mobilidade Urbana, Elton Bozzetto, pediu a todos os gaúchos e gaúchas que acolham um migrante, mas lembrou que esse é apenas o primeiro passo. “Temos de inserir os migrantes de fato em nossa sociedade, dando-lhe oportunidades de trabalho e de sustento. O migrante é um irmão que tem o direito de buscar sua sobrevivência em qualquer lugar do planeta”, apontou.

Texto: Rafael Ely

 

 

Publicado em 18/06/2018 às 17:30

Texto: Rafael Ely

BANCADA / nelsinho

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada