ALIMENTOS

Frente Parlamentar realiza reunião na Fenadoce

A Frente Parlamentar em Defesa dos Alimentos Tradicionais e Artesanais da Assembleia Legislativa realiza sua primeira reunião, na quinta-feira (14), às 14h, no auditório do Centro de Eventos, na Fenadoce, em Pelotas. Na pauta, o significado da alimentação tradicional e artesanal para a região. Durante o evento, será feita homenagem póstuma ao incentivador do tema, o pelotense Daniel Aquini.

Segundo o deputado estadual Zé Nunes (PT), coordenador da Frente, o encontro terá a participação de historiados da região, que tratarão da tradição alimentícia de Pelotas e região. Devem participar representantes da EMBRAPA, do Iphan, da Prefeitura, além de representantes das comunidades tradicionais - quilombola, pescadores artesanais, indígenas e pomeranos. “Escolhemos a Fenadoce porque é um evento que dialoga diretamente com o tema proposto. Nosso objetivo é desenvolver um processo de discussão envolvendo entidades, gestores, lideranças sobre normas e requisitos que deverão ser observados na elaboração, no beneficiamento, no processamento e na comercialização de produtos artesanais de origem animal e vegetal”, declara.

O parlamentar explica que os pequenos produtores de alimentos - agrícolas, agroindustriais e industriais urbanos - enfrentam várias dificuldades para registrar seus produtos e legalizar suas atividades. “Eles têm pouca informação quanto às exigências das normas sanitárias e quase nenhum capital para adequar seus estabelecimentos às exigências legais. Com a Frente, pretendemos incentivar a geração de conhecimentos e tecnologias que potencializem avanços para estes produtores”, declarou.

A agricultura familiar é desenvolvida em cerca de 4,1 milhões de propriedades rurais no Brasil (84% dos estabelecimentos) e ocupa 77% da mão-de-obra no campo. Em função da reduzida escala de produção na pequena propriedade, a agregação de valor aos produtos torna-se importante meio de viabilizar economicamente esse segmento de produtores.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

 

 

Publicado em 12/06/2018 às 16:41

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

BANCADA / zenunes

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada