NOVO MUSEU

Bancada petista sugere outro nome para

Museu do Agronegócio

Reprodução

Reprodução

Os deputados Altemir Tortelli e Zé Nunes, ambos do PT, defenderam em nome da bancada petista outro nome para o “Museu do Agronegócio”, a ser criado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e cujo projeto foi a votação nesta terça-feira (10), na sessão plenária da Assembleia Legislativa. Para os parlamentares, o nome mais adequado seria “Museu da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural” por atender vários segmentos da área agrícola. Mesmo com essa alternativa, a proposta original, de autoria do deputado Sérgio Turra (PP), foi aprovada tendo recebido votos contrários da Bancada do PT.

Por mais que a academia, a extensão rural e a pesquisa tenham buscado chegar a um conceito que englobe todos os tipos de agricultura, até agora não há um consenso, argumentaram os deputados, ao insistir na troca do nome do museu.

Tortelli sustentou que a designação de “Museu da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural” ao contrário de “Museu do Agronegócio” faria com que o Rio Grande do Sul reconhecesse a história das diferentes culturas e de suas construções, assim como homenagearia agricultores de pequeno, médio e grande porte que fazem o desenvolvimento do estado. O parlamentar lembrou que, antes mesmo dos governos do PT, os termos agricultura familiar e empresarial já haviam sido adotados, identificando diferentes categorias de produção.

Para o deputado Zé Nunes, há uma questão conceitual. Ele avalia que o termo agronegócio não abarca todos os setores da produção agrícola. “Há uma questão teórica em que temos a diferença entre agricultura empresarial e agricultura com mão-de-obra exclusivamente familiar”, manifesta. O parlamentar argumentou que os dois segmentos são estratégicos para o desenvolvimento, portanto, não se pode desconstituir nenhum dos dois. Além disso, lembrou que a agricultura gaúcha conseguiu adquirir destacada importância na produção de alimentos por meio da agricultura familiar. “Para constituir o Museu, é preciso que seja contata a história de toda produção primária do RS, incluindo a grande agricultura comercial, a empresarial e a agricultura familiar colonial”.

Texto: Roger da Rosa (MTE 6956) com assessorias dos mandatos

 

 

Publicado em 10/04/2018 às 20:24

Texto: Roger da Rosa (MTE 6956) com assessorias dos mandatos

BANCADA / tortelli / zenunes

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada