CONCURSO PÚBLICO

Após intervenção da Comissão de

Direitos Humanos, Banrisul chama

cotistas raciais

Deputado Jeferson Fernandes (PT) - Marcelo Bertani | Agência ALRS

Deputado Jeferson Fernandes (PT)

Marcelo Bertani | Agência ALRS

Após intervenção da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Legislativo, o Banrisul está chamando a assumirem vagas os aprovados declarados negros no último concurso da instituição. A ideia é ocupar os 16% de vagas destinadas a cotas raciais, percentual que, segundo o Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra no Rio Grande do Sul (Codene), não vinha sendo preenchido, em descumprimento do Decreto 52.223/2014. A denúncia ocorreu durante audiência da CCDH realizada no dia 21 de fevereiro passado.

Durante o evento, um grupo de inscritos no concurso como cotistas contou ter recorrido à direção do Banrisul. No entanto, a instituição teria respondido que a disputa era microrregionalizada. Porém, os cotistas entendem que a Lei de Cotas destina vagas sobre o total existente. “De um total de aproximadamente 680 aprovados chamados, menos de 50 eram declarados negros. Ou seja, menos de 16%”, explicou Silvio José Carvalho de Souza, inscrito como cotista racial, que reforçou a denúncia do Codene durante a audiência da Comissão.

A decisão de encaminhar ofício da CCDH ao Banrisul cobrando explicações sobre o critério adotado pela instituição no que tange às cotas raciais partiu do presidente da Comissão, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) em consonância com os entendimentos das deputadas Míriam Marroni (PT) e Manuela D’ Ávila (PCdoB). “Entendemos que era preciso interceder por estas pessoas diante do Banco, para que a questão se resolvesse num curto prazo. Ficamos bastante satisfeitos que o problema tenha tido um desfecho satisfatório. Esta é uma das funções da Comissão: defender o cidadão frente a abusos ou equívocos do Estado”, disse o parlamentar.

Para Silvio, a sensação é de dever cumprido “Contribuímos para fazer valer a lei, fazer o Banrisul entender que havia um equívoco. A sensação é muito boa”, contou o cotista, que foi chamado a apresentar documentos ao banco para homologação da admissão ainda na quinta-feira (09/03).

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)

 

 

Publicado em 09/03/2018 às 16:21

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)

BANCADA / jeferson

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada