ARTIGO

BR 116: Balanços e projeções necessárias

Em nossa ótica, estamos encerrando o ano de 2017 com motivos para comemorar, especialmente tratando-se da conclusão da duplicação da BR 116: nossa mobilização evitou contingenciamentos orçamentários observados em obras de infraestrutura de todo o país; consolidamos movimentos suprapartidários decisivos para o êxito do nosso intento; conquistamos uma sólida e estratégica aliança com os veículos de comunicação; alguns restos a pagar permitiram continuidade das obras em alguns trechos; conquistamos atenção especial por parte do Ministério dos Transportes, contando sempre com a presença competente e fundamental do DNIT; construímos maioria na bancada gaúcha que assegurou a aprovação da emenda impositiva ao OGU 2018 e garantimos a inclusão da obra no Programa Avançar do Governo Federal.

Porém, as características dos estamentos burocráticos do estado brasileiro nos demonstram que a descontinuidade e a alteração no curso das decisões governamentais não são incomuns. Diante disto, consideramos fundamental permanecermos efetivamente mobilizados, próximos, atuando de forma coletiva e firmes no propósito da finalização da obra. Neste sentido, estamos reforçando o convite para a reunião de trabalho da próxima segunda-feira, 27/11, às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, cuja iniciativa parte de uma ação conjunta das Frentes Parlamentares da Câmara Federal e da Casa Legislativa Estadual. É imprescindível a presença das lideranças empresariais, prefeitas e prefeitos, vereadores, entidades da sociedade civil, parlamentares estaduais e federais. É imperioso concluirmos 2017 avaliando resultados e prospectando as iniciativas para 2018. Até o momento, asseguramos espaço aberto de escuta a todos os atores envolvidos, da mesma forma que priorizamos o compartilhamento horizontal de ações e ideias que ampliem o vigor de nossos esforços.

É evidente que nosso empenho não será para uma simples corrida de cem metros rasos, mas para uma longa maratona, árdua, difícil, que vai seguir exigindo muita dedicação por parte de todos nós. Diálogos e gestos concretos da região às autoridades de todos os âmbitos, que denotem o caráter de urgência da pauta, serão decisivos. Portanto, precisamos estar preparados, juntos, avançando na direção inversa à tradição de baixa integração do território em pleitos estratégicos. Estamos convictos de que é possível semear um ambiente fértil, coeso, integrado, que busca consolidar-se a partir da força de sua pluralidade e que percebe a urgência de se estabelecer um novo padrão de relação, funcionamento e articulação regional.

Zelmute Marten

Chefe de Gabinete - Deputado Estadual Zé Nunes

 

 

Publicado em 27/11/2017 às 14:41

Zelmute Marten Chefe de Gabinete - Deputado Estadual Zé Nunes

BANCADA

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Edegar Pretto

Presidente da Assembleia Legislativa

Edegar Pretto

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada