ARTIGO

Lula não existe

Lula iniciou seu discurso hoje em Picos ao meio dia. Sol a pino, calor beirando aos 40 graus. As árvores do local tinham sido podadas e algumas ainda inteiras não comportavam mais as pessoas que buscavam ali um mínimo de conforto ao abrigo do sol escaldante. Afinal foram três longas horas de espera.

Lula iniciou: “gente, desde que cheguei aqui estou preocupado com vocês com os miolos nesse calor absurdo. Companheiro Wellington, um dia essas pessoas vão tomar consciência e vão querer ficar aqui na sombra enquanto nós iremos falar lá debaixo do sol”. Em seguida, ele tirou o chapéu de palha que tem usado nessa Caravana, saiu da zona ensombrada do palco e pôs-se a caminhar de um lado para outro, ao sol, e assim permaneceu até o fim do discurso.

Aí, meu amigo, é difícil não se emocionar quando percebemos em alguém essa empatia, essa sensibilidade de entender e sentir a dor do outro, a capacidade de se igualar no sofrimento. Lula não era ali o presidente louvado por reis e rainhas. Lula era cada um de nós, o suor a descer pelo rosto, a pele vermelha-pimenta a arder como a de qualquer mortal. E ninguém arredou o pé.

Lula é um orador ímpar capaz de fazer rir e chorar e, quando quer, sabe como ninguém estimular o melhor de nossa compreensão. Seus causos abrem a nossa cabeça e semeiam lá sementinhas de esperança mesmo em tempos de cólera e caos. Quanto a voz começou a falhar, ele contou: “quando eu tinha 30 anos, às cinco da manhã, na porta das fábricas, eu tomava um conhaque com mel e minha voz era uma maravilha. Agora é só água, água, água. Mas não posso beber aqui na frente de vocês”. E o povo caiu na gargalhada.

Antes do discurso, Lula visitou a Casa Apis e viu lá enormes tonéis de mel de altíssima qualidade que, infelizmente, não ficam aqui, mas vão abastecer as mesas de ricaços mundo a fora. Ele reclamou: ”quando os americanos estiverem lá preparando das suas contra nós e bebendo mel, eles deveriam saber que estão bebendo a inteligência e o trabalho do povo picoense, do povo do Piauí”. E a multidão delirou.

Lula é isso. Não tem explicação. Não existe.

Professor Gildazio

 

 

Publicado em 04/09/2017 às 15:28

Professor Gildazio

BANCADA

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Edegar Pretto

Presidente da Assembleia Legislativa

Edegar Pretto

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada