PARTIDO DOS TRABALHADORES

Filiados têm até dia 18 para fazer

opção por setoriais do partido

Divulgação

Divulgação

Filiados(as) nos estados e municípios têm até o dia 18 de agosto para fazer a opção por setoriais do Partido. As inscrições são feitas pelo site do PT ou nos diretórios municipais e estaduais. Os filiados e as filiadas poderão escolher entre as nove secretarias setoriais e 14 setoriais que queiram participar como, por exemplo, setorial da Educação, Meio Ambiente ou Comunitário.

No entanto, alguns setoriais são classificados como “identitários”, ou seja, independe de opção (secretarias da Mulher, Juventude). Já LGBT e Combate ao Racismo dão direito a uma segunda opção, permitindo que o filiado milite em um ou dois setoriais.

Em 2 de agosto, teve início o calendário para as eleições das secretarias e setoriais do Partido dos Trabalhadores. O processo está dividido em duas etapas, sendo uma estadual e a outra nacional, conforme prevê o regulamento aprovado em reunião, dia 18/7, da Secretaria Nacional de Organização e Secretaria Nacional de Movimentos Sociais com representantes dos setoriais. Este calendário irá eleger os secretários ou coordenadores e os coletivos dos setoriais. Além disso, também são eleitos os delegados estaduais para os encontros nacionais. Depois, em setembro e outubro, serão eleitos os secretários/coordenadores e coletivos dos setoriais ou secretarias nacionais.

Participe dos debates setoriais. Cadastre-se até 18 de agosto pelos sites do PT – nacional, estaduais e municipais.

Etapa nacional

Concluída a etapa estadual, tem início a etapa nacional. Os delegados para os encontros nacionais serão os responsáveis por eleger os secretários/coordenadores e coletivos dos setoriais ou secretarias nacionais.

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo tem até o dia 15 de setembro para registrar suas chapas. A Secretaria Nacional de Mulheres deve fazer o registro até o dia 22 de setembro; os setoriais, até 29 de setembro; e LGBT, até o dia seis de outubro.

Os encontros setoriais nacionais terão o seguinte calendário: Combate ao Racismo, de 30 de setembro a 1 de outubro; Mulheres, 7 e 8 de outubro; setoriais, 21 e 22 de outubro; e LGBT, 28 e 29 de outubro.

O que são os setoriais e as secretarias setoriais do PT?

Os setoriais funcionam como ponte entre o PT, entidades e movimentos sociais. São espaços onde os militantes e os filiados podem se organizar por setores de atuação. Os setoriais e as secretarias setoriais ajudam o PT a ter acesso às demandas da sociedade, apresentadas pelos coletivos setoriais, que ajudam na elaboração de programas de governo e de projetos partidários.

O fortalecimento dos setoriais reforça a participação do PT nas lutas e mobilizações sociais, atuando na transformação da sociedade.

O que os setoriais do PT fazem?

Os setoriais promovem o diálogo entre partido e os movimentos sociais, produzem propostas de reformas e políticas públicas que o PT defende e ajudam as direções, bancadas parlamentares e governos municipais e estaduais a realizar mudanças na sociedade através da apresentação das demandas coletivas.

Quantos e quais setoriais e secretarias setoriais existem no PT?

Os setoriais no PT funcionam como Secretarias e Coordenações. As coordenações estão ligadas à Secretaria Nacional de Movimentos Populares e são as seguintes: Assuntos Indígenas, Ciência e Tecnologia e Tecnologia da Informação & Comunicação, Comunitário, Direitos Humanos, Economia Solidária, Educação, Esporte e Lazer, Moradia e Reforma Urbana, Pessoas com Deficiência, Saúde, Segurança Alimentar, Segurança Pública e Transporte.

As secretarias setoriais são: Agrária, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Cultura, Mulheres, Combate ao Racismo, LGBT e Sindical.

Como participar dos setoriais?

O primeiro passo é escolher um setorial para participar. Se você quer lutar por melhorias no bairro, participa ou tem interesse em fazer parte de uma associação de moradores; se você é militante do movimento de moradia em sua cidade; se é profissional da saúde, da educação, da segurança pública, da cultura ou se interessa por estes temas e quer lutar por estas causas; se quer lutar pelos direitos das pessoas com deficiência, da população LGBT, das mulheres, dos negros e negras, dos povos indígenas; ou se você é sindicalista, luta por terra e reforma agrária, por segurança alimentar ou pelo meio ambiente; enfim, para as diversas áreas de atuação e movimentos sociais é no setorial que você vai encontrar outros petistas que estão preocupados com os mesmos problemas que você.

Depois de escolher, é necessário fazer a adesão ao setorial por meio do site do PT ou nos diretórios municipais e estaduais. Depois de feita a opção, basta participar das reuniões e encontros e propor ações, programas e iniciativas para sua área de atuação e para o PT.

A direção do PT lembra que para participar do processo eleitoral dos setoriais que, será realizado neste ano, a opção setorial deverá ser feita até o dia 18 de agosto.

O que é a adesão setorial?

A adesão é a forma de dizer ao Partido em qual setorial você quer atuar. Um filiado ou filiada ao PT pode atuar em mais de um setorial, entretanto, só poderá votar e ser votado em um deles. Além disso:

- todas as filiadas ao PT podem participar do Setorial de Mulheres e ainda escolher qualquer outro setorial para participar;

- filiados e filiadas que escolherem o Setorial de Combate ao Racismo para atuar poderão fazer outra opção por qualquer um dos demais setoriais;

- filiados e filiadas que escolherem o Setorial LGBT para atuar poderão fazer outra opção por qualquer um dos demais setoriais.

Ou seja, uma mulher que tenha escolhido o Setorial de Combate ao Racismo, por exemplo, poderá participar do setorial de mulheres e de ainda mais um setorial de sua escolha.

Quem pode fazer parte dos setoriais do PT?

Todo filiado ou militante com mais de um ano de filiação.

Como fazer a adesão setorial?

Existem quatro possibilidades para fazer a adesão setorial: 1) na Comunidade PT; 2) no seu diretório zonal ou municipal; 3) na secretaria de organização do diretório estadual; ou 4) no setorial estadual que você escolheu.

O que são os encontros setoriais?

Os encontros setoriais são os fóruns de decisão e deliberação do setorial. Nos encontros são debatidas e aprovadas as propostas e resoluções sobre a área e atuação dos petistas nos movimentos sociais. Além disso, os encontros setoriais elegem as pessoas que serão responsáveis pela condução do Setorial durante o mandato da coordenação ou secretaria.

Texto: Roger da Rosa (MTE 6956) - Com informações da Agência PT de Notícias e PTRS

 

 

Publicado em 11/08/2017 às 17:07

Texto: Roger da Rosa (MTE 6956) - Com informações da Agência PT de Notícias e PTRS

BANCADA

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Edegar Pretto

Presidente da Assembleia Legislativa

Edegar Pretto

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada