EDUCAÇÃO

Apesar do desmonte das funções

públicas, Villaverde saúda os 16 anos da UERGS

Idealizador da universidade estadual, lamenta o obscurantismo do RS

Deputado Adão Villaverde - Vanessa Vargas

Deputado Adão Villaverde

Vanessa Vargas

Em aparte no Grande Expediente de homenagem aos 16 anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, o deputado Adão Villaverde (PT) salientou a importância da instituição ter sido implementada e dimensionada a partir de um projeto político pedagógico e um planejamento estratégico institucional para atuar ampara nas vocações regionais como “alavancadora” do desenvolvimento gaúcho em todas as áreas.

Mas também lamentou o atual ambiente de desmonte das funções públicas que precarizam o ensino e os institutos federais no âmbito nacional e do obscurantismo e da desgauchização do RS, especialmente com o processo de extinção de fundações e as tentativas de privatizações do patrimônio dos gaúchos.

O parlamentar ressaltou que a universidade estadual precisa ser fortalecida como instituição fundamental, sobretudo com autonomia e recursos orçamentários. “A UERGS não pode sofrer com cortes de investimentos e nem ter a autonomia afrontada", alertou. “No entanto, como não há contrapartida do estado para a emenda do senador Paulo Paim, recursos de R$ 3,5 milhões, que poderiam estar sendo investidos na entidade para qualificar o ensino, estão bloqueados”.

Como secretário de Estado no Governo Olívio Dutra (1999/2002), o parlamentar integrou a Comissão de Estudos que deu viabilidade à UERGS. “Foi a concretização de mais de 30 anos de anseios e lutas da comunidade gaúcha. Nos anos 70, a universidade estadual era bandeira do movimento estudantil que achava fundamental a presença do estado do RS na educação superior", reforçou ele, lembrando que a iniciativa foi aprovada, por unanimidade, na Assembleia Legislativa no dia 10 de julho, em 2001.

Texto: André Pereira (MTE 4704)

 

 

Publicado em 13/07/2017 às 15:21

Texto: André Pereira (MTE 4704)

BANCADA / villaverde

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Edegar Pretto

Presidente da Assembleia Legislativa

Edegar Pretto

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada