ECONOMIA SOLIDÁRIA

Mandato defende retomada do Conselho Estadual

Deputado Zé Nunes - Marcelo Bertani | Agência ALRS

Deputado Zé Nunes

Marcelo Bertani | Agência ALRS

A organização dos empreendimentos de economia solidária e de fóruns municipais foram o centro de dois eventos de formação promovidos nesta terça e quarta-feira, em Rio Grande e Jaguarão, respectivamente. Integrantes do gabinete do deputado Zé Nunes (PT) participaram das atividades promovidas pelo Fórum Gaúcho de Economia Solidária com o objetivo de organizar o setor em municípios da região sul e promover um seminário regional na metade deste ano. Integram a iniciativa a Incubadora de Cooperativas da Universidade Católica de Rio Grande e a FURG de São Lourenço do Sul.

A recomposição do Conselho Estadual de Economia Solidária (Cesol) e de suas atividades é uma das demandas do setor, por ser o órgão do Poder Executivo que assegura a participação de representantes dos empreendimentos da Economia Solidária na concepção da política pública estadual para o setor. Esta é uma das propostas da Frente Parlamentar da Economia Solidária, coordenada pelo deputado Zé Nunes, responsável ainda pela subcomissão do setor na Assembleia Legislativa até 2015, quando os trabalhos foram encerrados.

O Conselho Estadual de Economia Solidária do RS foi instituído em 2011 pelo governo Tarso Genro no âmbito da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe). No entanto, foi atingido pela extinção da Secretaria no governo Sartori, que criou o Departamento de Economia Solidária na Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. O atual governo não convocou nenhuma reunião do Conselho.

Os empreendimentos da Economia Solidária envolvem mais de 269 mil trabalhadoras e trabalhadores, sendo 52% deles em grupos informais. Abrange mais de 2 mil empreendimentos na produção, troca, redes e cadeias, comércio justo e consumo solidário.

Texto: Denise Ritter (MTE 5584)

 

 

Publicado em 19/04/2017 às 17:50

Texto: Denise Ritter (MTE 5584)

BANCADA / zenunes

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Edegar Pretto

Presidente da Assembleia Legislativa

Edegar Pretto

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada