RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA

Bancada do PT saúda iniciativa do TCE

Stela Farias - Marcelo Bertani

Stela Farias

Marcelo Bertani

A Bancada do PT na ALRS considera positiva a decisão do Tribunal de Contas do RS, de abrir uma inspeção especial para acompanhar a renegociação da dívida pública com a União, diante da possibilidade de adesão do governo gaúcho ao Plano de Recuperação Fiscal proposto pelo Governo Federal. A medida leva em conta informação do próprio governador, que reconheceu, em entrevista à imprensa, que a concordância com o plano aumentaria o valor da dívida gaúcha.

Para a líder da bancada petista, deputada Stela Farias, a iniciativa do Tribunal de Contas é fundamental diante do agravamento dos problemas financeiros do estado, caso o governador Sartori concorde com as condições estabelecidas pelo Governo Temer.

“Estamos falando num aumento da dívida pública do RS com a União em mais de R$ 25 bilhões”, alerta a parlamentar. Stela destaca que, além do aumento da dívida, as contrapartidas que Temer exige apontam para um conjunto de medidas nefastas a economia gaúcha, como a privatização do Banrisul, da Corsan, da CEEE, da Sulgás e da CRM. “A postura do Governo Sartori vai levar o Estado do Rio Grande do Sul a uma intervenção federal e a completa perda de autonomia administrativa. Não podemos aceitar. Estamos falando do futuro do nosso Estado, não desse ou daquele governo. São os interesses de toda a sociedade gaúcha que estão em jogo,” alerta a deputada.

O Plano prevê ainda a suspensão no pagamento das parcelas da dívida por três, acumulando mais juros e correção. Além das privatizações, os estados que aderirem ao plano terão que se comprometer a reduzir benefícios fiscais, não conceder reajustes salariais, não contratar novos servidores e congelar seus orçamentos. “Para resolver o seu governo, Sartori quer transferir o pagamento da dívida para o próximo governador, que receberá o Estado absolutamente inviabilizado econômica e financeiramente”, critica Stela Farias.

Texto: Eliane Silveira (MTE 7193)

 

 

Publicado em 17/03/2017 às 18:29

Texto: Eliane Silveira (MTE 7193)

BANCADA / stela

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Edegar Pretto

Presidente da Assembleia Legislativa

Edegar Pretto

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada