Santo Antônio

Festa da Cachaça, Sonho e Rapadura

incentiva turismo local

O deputado Estilac Xavier participou na manhã da última sexta-feira (14) da Festa da Cachaça, Sonho e Rapadura no município de Santo Antônio da Patrulha, a 73 km de Porto Alegre. A festa que acontece de 12 a 16 de outubro no Parque Municipal Caetano Tedesco, de acordo com a prefeitura municipal daquela cidade, deverá movimentar cerca de R$ 30 milhões em negócios e receber mais de 150 mil visitantes.

Com 250 expositores, entre eles 23 produtores ligados à Cooperativa de Cachaça e dos Derivados de Cana do Estado do Rio Grande do Sul (Coopercanasul), a Festa da Rapadura, Sonho e Rapadura contará ainda com empreendedores que integram a Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Derivados do RS (Aprodecana). Os produtores que participaram da festa integram o Arranjo Produtivo Local (APL) da Cachaça e Derivados de Cana-de-Açúcar da região de Santo Antônio da Patrulha, que atende a 60 profissionais do setor instalados no município e em outras cidades.

A Festa da Cachaça, Sonho e Rapadura movimenta a economia local e incentiva o turismo no município e cidades vizinhas. Além do que a cada edição da festa novas fontes de renda e emprego são gerados, destacou o parlamentar do PT.

Imbé

O deputado Estilac Xavier visitou na noite da última quinta-feira (13) a 5ª Festa Estadual da Anchova e o 5º Festival de Frutos do Mar que acontece no município de Imbé no Litoral Norte do Estado. As festividades são realizadas na entrada de Imbé, na Avenida Rio Grande, às margens do rio Tramandaí.

As festas que começaram dia 7 e vão até este domingo, dia 16, têm como prato principal a anchova assada na brasa e uma vasta variedade de frutos do mar. De acordo com o prefeito municipal de Imbé, Jadir Fofonka (PMDB) já foram consumidas mais de 5 mil anchovas e a previsão é que seja consumido até amanhã, mais 2 mil anchovas, o equivalente a 10 mil toneladas daquele peixe. Além de iguarias alimentares, as festas tem ainda shows de artistas gaúchos como TNT, Gaúcho da Fronteira e Ernesto Fagundes e ainda stands com exposições de artesanato local, roupas e pinturas de artistas da região.

 

 

Publicado em 17/10/2005 às 10:30

Gisele Figueiredo

Compartilhar

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada